©  2017 por Clínica Psicologia e Desenvolvimento

Avenida da Boavista, 280, 1º Dtº  4050-113 Porto

Tel: 911 131 360

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon

Neuropsicologia Educacional

Sobre a Neuropsicologia Educacional

A Neuropsicologia é a ciência que nos permite compreender a relação existente entre o sistema nervoso e os nossos comportamentos, personalidade e funcionalidade. A Neuroeducação é o cruzamento de três áreas científicas: neurociências, psicologia e educação. De forma simplificada, a neurologia explica de que forma aprende o cérebro, a psicologia de que forma o que fazemos e sentimos afeta a aprendizagem e a pedagogia qual o melhor método para aprender.

As perturbações neurodesenvolvimentais (ex: Atraso Global de Desenvolvimento, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, Perturbação da Aprendizagem Especifica (ex. leitura e escrita), Perturbação do Espectro do Autismo…) habitualmente manifestam-se cedo e caracterizam-se por dificuldades no funcionamento pessoal, social, académico e ocupacional (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Quinta Edição).

Nas consultas são utilizados os conhecimentos das neurociências para avaliar, compreender e estimular funções que possam estar implicadas. Pretende-se assim compreender o funcionamento neurocognitivo, promovendo o potencial de aprendizagem de cada criança ou jovem.

A primeira consulta é realizada com os pais e com a criança (se possível) e têm a duração de 60 a 90 min. As restantes são feitas apenas com a criança com a duração de 45 a 60 minutos, dependendo da problemática e do tipo de consulta a realizar.

Ligue  910325938 / 911131360 ou envie e-mail