©  2017 por Clínica Psicologia e Desenvolvimento

Avenida da Boavista, 280, 1º Dtº  4050-113 Porto

Tel: 911 131 360

  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon

Psicologia/Psicoterapia Jovens

Sobre a Consulta de Jovens

A consulta da criança/jovem visa desenvolver meios para que ela possa lidar com o mundo a sua volta de forma saudável. Os pais/educadores são agentes de mudança no que toca às crianças, pelo que são parte integral do processo terapêutico.

A entrevista inicial tem como objectivo fazer uma avaliação global da situação, identificar o motivo da consulta e ajudar a clarificar o problema ou problemas e preocupações existentes.

A criança/jovem é habitualmente trazida à consulta pelos pais/ educadores que ficam para esta primeira entrevista. Há um momento de separação em que a psicóloga fica a sós com a criança/jovem. Quando se trata de adolescentes, muitos já pedem para vir sozinhos às consultas.

Problemáticas mais frequentes: Até aos 5 anos (vómitos, retenção de fezes, insónias, terrores nocturnos, medos diversos, sonhos angustiantes, birras, reacções coléricas, agitação psicomotora), entre os 6 e 10 anos( tiques, gaguez, défice de atenção, enurese nocturna, encoprese, rituais obsessivo-compulsivos, etc.), outros ( dificuldades de adaptação escolar, dificuldades no sono, angústia de separação, trauma, luto, depressão, ansiedade, etc). Adolescência (comportamentos auto-lesivos ( cortes, etc), perturbações da alimentação, humor deprimido, ansiedade, abuso de substâncias, comportamentos sexuais de risco, perturbações psicossomáticas, etc).

Tempo: aproximadamente 1 hora