top of page
  • Psicologia & Desenvolvimento

Como é a primeira consulta com o psicólogo?


Hoje vou tentar satisfazer a curiosidade de algumas pessoas sobre o que se passa habitualmente numa primeira consulta de psicologia de adultos. A intenção é retirar alguma da ansiedade e/ou preocupação com um possível primeiro contacto.

Quando chega à consulta espera-o um local de acolhimento, um espaço agradável, confortável e informal. É-lhe pedido que se sente e a psicóloga começa por perguntar o motivo da consulta. Muitas vezes esta pergunta já foi feita aquando da marcação por telefone, mas a intenção desta pergunta no consultório é aprofundar a resposta. Poderá ser questionado acerca de quando começou o problema e o que se segue é uma exploração das questões relacionadas. Trata-se de um momento de entrevista que serve para avaliar o problema apresentado e para melhor conhecer o/a cliente. Neste primeiro contacto é quando ouvimos as queixas, traçamos objectivos e planeamos as sessões. Por vezes pode ser útil o preenchimento de algum questionário.

A intervenção é feita com base em pressupostos científicos.

Tudo é escutado com empatia, sigilo, confidencialidade e profissionalismo. A psicóloga não tem o papel de julgar ou criticar aquilo que conta.

Será explicado como funciona a terapia, o que se irá fazer nas consultas, e o porquê de se optar por um caminho ou outro. A periodicidade, o pagamento e o valor das consultas também são abordados.

(Para efeitos fiscais as consultas de psicologia são consideradas despesas de saúde.)

Habitualmente algumas regras são fornecidas em papel para que o/a cliente leia e assine se concorda ou não com essas regras. O/a cliente pode sempre decidir não marcar uma próxima consulta caso não concorde com algum ponto ou caso sinta que por algum motivo prefere procurar outra pessoa. Se em algum momento a psicóloga sentir que não consegue dar uma resposta adequada pode sempre, com o acordo do/a cliente, reencaminhar para um/a colega.

Os psicólogos estão obrigados a manter a confidencialidade em contexto clínico. Tudo o que é revelado em consulta deve ser mantido em confidencialidade, com algumas excepções relacionadas com a existência de um risco e/ou perigo de vida imediato para o próprio e/ou outros.

Se sente que precisa de apoio psicológico não hesite em contactar-me.

Mais informações Aqui: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/apoio_utente

445 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dia do Amor

Quer esteja ou não numa relação não se esqueça da pessoa mais importante da sua vida ( você). Mime-se, cuide-se🌸 veja um filme divertido ou aquela série que anda a adiar. Desfrute de umas pipocas no

bottom of page